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CAASPsico adentra 2021 como opção de atendimento psicológico de qualidade para a advocacia

Denomina-se Janeiro Branco o movimento de conscientização sobre a importância da saúde mental, campo seriamente agravado pela pandemia do novo coronavírus. Mais uma vez engajada na iniciativa, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo reforça sua ação de apoio psicológico à advocacia por meio da CAASPSico. Implantada em abril de 2020, a plataforma de saúde mental recebeu até dezembro 16 mil acessos. Nesse período, 1.758 consultas foram realizadas por advogados, advogadas e dependentes.Fruto de parceria da Caixa de Assistênciacom a Bee Touch, startup de soluções tecnológicas em saúde, a CAASPsico é uma ferramenta que garante apoio psicológico momentâneo ou mesmo continuado para a advocacia, serviço prestado por profissionais de psicologia credenciados no Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a preços muito abaixo dos praticados no mercado.A pandemia de coronavírus acelerou a criação e o uso de alternativas tecnológicas para os cuidados com a saúde. A CAASPSico figurou como um dos cases de health tech de sucesso nessa área, sendo assim reconhecida na Conferência Internacional “Respostas dos Psicólogos aos Desafios da Covid-19: Uma Resposta Especial para um Tempo Especial”, da qual participaram virtualmente alguns dos mais renomados especialistas mundiais, em junho de 2020.Na plataforma (www.beepsico.com.br) advogados e advogadas contam com uma série materiais psicoeducativos gratuitos para download, como cartilhas e e-books sobre bem-estar, e ainda podem realizar um teste on-line para aferir o nível de estresse no “estressômetro”.Para quem necessita de atenção individualizada on-line, o preço de cada uma das três primeiras consultas (fase de avaliação) é R$ 59,90. Já para aqueles que decidem prosseguir com o tratamento psicoterapêutico, as consultas seguintes custam R$ 79,90 - valores muito abaixo dos que se praticam no mercado.Quem usou do serviço, gostou. “Comecei o tratamento para lidar com estresse e ansiedade, mas com o tempo percebi o quanto era importante para minha vida como um todo. É difícil medir o quanto é positivo, mas eu diria que hoje não me imagino sem acompanhamento psicológico”, relatou à reportagem o advogado Bruno de Souza Ramos, de 28 anos.A advogada Letícia Lefevre, de 42 anos, é outro caso ilustrativo de como o apoio psicológico da CAAPsico pode ser um divisor de águas, em especial em tempos difíceis. “Antes de a pandemia começar, eu já pensava em buscar alguma forma de apoio psicológico. Quando eu encontrei a plataforma da CAASP, com excelentes profissionais e, principalmente, um preço acessível, não tive dúvidas de que era hora de tirar aquela ideia do papel. Afinal, eu não estava dando conta de todas as mudanças naquele momento”, disse Lefevre.Idealizadora da parceria entre a CAASP e a Beetouch para criação da ferramenta, a diretora Raquel Tamassia avaliou o primeiro ano do projeto: A saúde psicológica está entre as prioridades desta gestão. Temos nos empenhado em criar e aprimorar políticas de promoção à qualidade de vida da advocacia e de sua família. Nesse sentido, a CAASPsico tem fornecido dados importantes para construção dessas estratégias”.A implementação da CAASPsico possibilitou à Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo inteirar-se melhor dos problemas e angústias que afligem a advocacia paulista e agir de forma mais assertiva para aliviar os sintomas da classe.Segundo estudo da Bee Touch, mais de 80% dos pacientes que buscaram ajuda na plataforma identificaram algum fator de estresse na rotina, sendo o trabalho apontado como o fator mais estressante para quase 60%. É elevado o número de advogados e advogadas que sofrem de ansiedade e depressão.Antes mesmo da pandemia de Covid-19, advogados e advogadas já se queixavam de trabalho excessivo, cansaço acumulado, pressão no cumprimento dos prazos da Justiça e nas cobranças dos clientes, de um sentimento de incapacidade diante da morosidade do judiciário, entre outras dificuldades da profissão.Para Ana Carolina Peuker, doutora em Psicologia e CEO da Bee Touch, a pandemia agravou essas pressões e tornou à CAASPsico ferramenta necessária à classe. “A crise pandêmica impactou a rotina de trabalho. Este foi um ano atípico, no qual as pessoas tiveram uma sobrecarga emocional em virtude da crise pandêmica. Portanto, podemos dizer que houve um aumento dos sintomas psicológicos. Foram muitas demandas para conciliar, além das do trabalho, questões familiares, financeiras e de saúde.Foi importante a postura da entidade estimular a busca ao atendimento psicológico”, afirmou Peuker.
21/01/2021 (00:00)
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